
Edu Pérez
Edu Perez, nascido em El Saucejo, uma aldeia no centro da Andaluzia, em 1983, numa família dedicada à agricultura, estudou sociologia e ciência política até ao terceiro ano, quando decidiu mudar a sua carreira profissional e iniciar estudos culinários na Escola Luis Irizar (Donostia) em 2006.
Condicionado pela efervescência da cozinha do momento e pela situação de Donostia como centro do mundo gastronómico nesses primeiros dois mil anos, Eduardo combinou os seus estudos com trabalho e estágios em restaurantes e pastelarias, desde a agora extinta Casa Nicolasa até Arzak*** , passando por A fuego Negro, onde mais tarde se tornaria chefe de cozinha.
Antes de terminar a escola, regressou à Andaluzia para trabalhar como sous-chef no Restaurante Aponiente*** , El Puerto de Santa Maria, antes de regressar a Donostia para se estabelecer durante oito anos.
Durante esta segunda etapa em Donostia, seria chefe de cozinha em A Fuego Negro ou Mirador de Ulia*, após a sua aprendizagem com etapas em Akelarre*** ou Mugaritz***.
Regressou à Andaluzia fugindo do mundo da restauração com um projeto de camião alimentar, mas pouco depois voltou aos seus velhos caminhos e embarcou no arranque de Cataria, um projeto de grelhados em Elkano* em Sancti Pectri, Cádis.
Após quatro anos a trabalhar na grelha ao estilo Getaria, começou a explorar outras formas, o que o levou a TohQa, onde tenta encontrar as suas próprias formas de se relacionar com a Qandela.
Sábado 26 nov
A Arte da Grelha
Gamba Branca | Quinta Vale de Fornos Branco 2019
Edu Perez cozinha o seu prato mais famoso na emergente região da Andaluzia, uma gamba branca com brasa de videira e gordura de vaca.
Ao vivo: Edu Pérez (Tohqa) mostra os dotes na grelha.